Rumo ao corpo perfeito

sábado, 21 de abril de 2012

semente do girassol emagrece


 semente de girassol 




Mais um aliado na luta contra a balança vem juntar-se á nos, para que emagreçamos com muita saúde e fiquemos em muito boa forma. Trata-se da semente de girassol cujos benefícios estendem-se ao organismo como um todo, ultrapassando os limites de um corpo magro e curvilíneo. Então vamos ao girassol?

Uma semente rica em vitaminas e minerais benéficos á saúde 

Vitamina E
As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E que é um poderoso antioxidante.
A vitamina E viaja por todo o corpo neutralizando os radicais livres,  protegendo o organismo contra as gorduras “más”, promovendo a desintoxicação celular, e ajudando a baixar os níveis de colesterol.
Tem um alto poder anti-inflamatório pelo que é também uma importante ajuda no controle da asma, da osteoartrite e da artrite reumatóide.
A vitamina E tem também demonstrado ser de grande ajuda na redução do risco de cancro do cólon, na diminuição das crises dos chamados “calores” da menopausa, tanto em intensidade como na frequência com que essas crises aparecem e é ainda um ótimo preventivo para o aparecimento da diabetes.

Sendo um poderoso antioxidante, a vitamina E desempenha um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares. As chamadas “gorduras boas”, incluindo o “colesterol bom”, são muito susceptíveis a danos causados pelos radicais livres, um processo que ocorre quando expostas ao oxigénio.

Ao serem danificadas, tanto aquelas gorduras como o colesterol formam derivados tóxicos que se colam ás paredes dos vasos sanguíneos, iniciando o processo de aterosclerose, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças coronárias.

 Na verdade, através de vários estudos feitos, chegou-se á conclusão que as pessoas que apresentam bons níveis de Vitamina E no organismo correm muito menos riscos de sofrerem ataques cardíacos do que as que apresentam baixos níveis de Vitamina E.


Quantidade recomendada 
Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 90,5% do valor diário necessário de vitamina E.


Magnésio 
As sementes de girassol são uma boa fonte de magnésio, que promove o relaxamento dos nervos e ajuda na descontração muscular e dos vasos sanguineos.

Numerosos estudos têm vindo a demonstrar que o magnésio ajuda a reduzir as crises de asma, a hipertensão arterial,a evitar dores de cabeça e enxaquecas e reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames.
O magnésio também é necessário para manter os ossos saudáveis e para a produção de energia. Cerca de dois terços do magnésio existente  no corpo humano está nos ossos; uma parte na nossa estruturação física, outra na superfície dos ossos onde fica armazenado para ser utilizado por todo o organismo, conforme for necessário.
Assim, tanto o cálcio como o magnésio dos ossos, ajudam a regular tanto o tônus muscular como o sistema nervoso. Em muitas células nervosas, o magnésio atua como um bloqueador natural dos canais de cálcio, impedindo que o cálcio  chegue demasiadamente rápido às  células nervosas ativando o nervo; ao bloquear a entrada do cálcio, o magnésio mantém os nervos relaxados, logo descomprimindo a pressão nos vasos sanguíneos e promovendo a descontração dos músculos.
Se a nossa alimentação for pobre em magnésio, no entanto, o cálcio pode entrar livremente nas células nervosas tornando-as super-ativas o que leva ao envio de muitas “mensagens” provocando contrações excessivas. Doses insuficientes de magnésio podem contribuir para hipertensão arterial, espasmos musculares (incluindo os espasmos do músculo do coração, ou os espasmos das vias aéreas – um dos sintomas da asma -), enxaqueca, cãibras musculares, tensão, dor e fadiga.

Quantidade recomendada
Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 31,9% do valor diário necessário de magnésio.


Selênio
As sementes de girassol são também ricas em selênio; este mineral, fundamental para uma boa saúde, ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno.

As sementes de girassol apresentam ainda algumas propriedades anti-cancerígenas. Num estudo efetuado em animais, em laboratório, verificou-se que as sementes de girassol ajudam a proteger o organismo do desenvolvimento de tumores cancerígenos; o teor de selênio no organismo é inversamente proporcional ao aparecimento de câncer, isto é, quanto maior for o teor de selênio, menor é o risco de contrair câncer.

Tem-se verificado que o selênio ajuda a reparar danos do DNA, o que auxilia na inibição da proliferação das células cancerosas, e na indução da auto-destruição das células mortas ou doentes.

Além disso, o selênio faz parte do princípio ativo de muitas proteínas, incluindo a glutationa peroxidase, que é particularmente importante para a proteção contra o câncer. As enzimas antioxidantes juntamente com a glutationa peroxidase são utilizados pelo fígado para desintoxicar uma grande variedade de moléculas tóxicas.
Quando os níveis de glutationa peroxidase são muito baixos, as moléculas tóxicas não são eliminadas e causam danos em toda a estrutura celular  com a qual entram em contato, danificando o DNA celular e promovendo o desenvolvimento de células cancerosas.A sua riqueza em selênio é outra das razões por que as sementes de girassol são um bom alimento.
Quantidade recomendada

Um quarto de copo de sementes de girassol fornece 30,6% do valor diário necessário de selênio.


Uma grande aliada da dieta
Se você ainda não se convenceu da importância da semente de girassol para  a saúde e bem -estar do seu organismo saiba que ela ainda ajuda a eliminar os quilos extras,segundo a nutricionista Lidiane Leopoldino. A digestão mais lenta, proporciona uma maior saciedade , o que evita comer demais entre as principais refeições.
Outra vantagem é que quando chegam ao intestino as fibras das sementes juntam-se aos açúcares e gorduras, eliminando-os e melhorando o trânsito intestinal. Em outras palavras, você perde gordura abdominal.
Há ainda a opção do óleo da semente de girassol que é rico em ômega 9 uma gordura que faz bem para o corpo. Por isso,consegue prevenir o colesterol ruim no sangue e evitar o acúmulo de gordura na região da barriga.
Outro benefício do alimento: aumento da produção do hormônio serotonina no corpo. Ele proporciona uma sensação de bem-estar, que aumenta a energia e combate o desânimo.


Forma de consumo
A semente pode ser consumida in natura,como farinha, óleo puro ou cápsula. Lidiane sugere que se consuma 30 g da sermente por dia. "Escolha entre ingerir 15 g antes do almoço e 15 g antes do jantar ou tome em uma só dose, mas sempre antes de uma refeição principal", explica a nutricionista.
É sempre bom sabermos mais sobre alimentos que nos proporcionam saúde , boa forma e enrgia para termos uma melhor qualidade de vida. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.


1 comentários:

1 comentários:

Anônimo disse...

15 gramas sao quantas semente de girasol

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Leia mais: http://www.htmhelen.com/2008/07/formulrio-de-comentrios-embutido-no.html#ixzz1jqXabOvz

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